Programas com Assinatura Agendar

Alcochete

Por Rodrigo Machaz

Apesar de ter nascido e crescido em Lisboa, a minha ligação a Alcochete começa nos tempos de infância, na medida em que era nesta vila de charme, mais propriamente na Quinta das Fontes, propriedade dos meus avós, que passava longas temporadas de férias com toda a família.

Nessa altura (há cerca de 40 anos) ir a Alcochete era sinónimo de uma grande viagem! Hoje, o percurso ronda os 30 minutos, com direito a um passeio cénico, pois a ponte Vasco da Gama, com quase 18 km, como fica rente ao Tejo, dá a sensação de estarmos a conduzir sobre o rio.

Embora atualmente esteja mais desenvolvida, esta terra, que viu nascer D. Manuel I em 1469, mantém todo o encanto original, mercê da sua profunda relação com o rio, com a gastronomia de excelência e com a cultura do toiro e das touradas, sendo as Festas do Barrete Verde, em agosto, o ex-líbris.

De salientar ainda que esta vila, de ambiente bairrista e tranquilo, possui uma paisagem rural típica de lezíria (salinas com elegantes flamingos) e é detentora de um dos patrimónios naturais (ecossistemas e biodiversidade) mais ricos do país, com 90% do território classificado como área protegida.

Dia inteiro / 8 horas

Sem limite

Almoço: não incluído no preço da viagem
Guias: disponíveis para qualquer língua